Geoparks
| Inscrição na Newsletter

Aceito subscrever a newsletter de acordo com a politica de privacidade da Naturtejo.

Geoprodutos

Os Geoprodutos são produtos e serviços baseados na Geodiversidade ou Património Geológico do Geopark Naturtejo, Geoparque Mundial da UNESCO, relacionados com elementos da paisagem e com a identidade paisagística do território e na autenticidade e identidade do território.
São fundamentalmente produtos inovadores, novos produtos ou produtos tradicionais reinventados, reinterpretados, que criam valor acrescentado, associados à qualidade e confiança da marca UNESCO.

 
 

Merchandising, Artesanato, Produtos alimentares, cosmética e outros

Acha Doce Licores

 

Solar da Harmonia CCI 5601
6060-511 São Miguel D’Acha
achadocelicores@sapo.pt
+351 969 112 165
https://www.facebook.com/AchaDoceLicores/

 

Ana Paula Carvalho foi ganhando o gosto de ensaiar sabores, fundir aromas, ousar novas alquimias, na produção dos seus licores artesanais. Envolvendo toda a família no cultivo de frutos, ervas aromáticas e nas colheitas pelos campos da aldeia, cada nova produção da Acha Doce Licores, em S. Miguel D’Acha, resulta de uma combinação de coincidências, vivências e memórias, que contam histórias de personagens e lugares narrados pelas alquimias, como os geolicores Entranhas da Terra, Ouro ou Minério cujo sabor transporta para as memórias geológicas remotas e para as vivências mineiras da região.

 
 

Aromas do Valado

 

Quinta do Valado
6060-521 Segura
geral@aromasdovalado.com
+351 277 466 023 | +351 926 877 498
http://www.aromasdovalado.com
https://www.facebook.com/aromasdovalado/

 

A Aromas do Valado é uma empresa com um conceito inovador que tira partido das propriedades terapêuticas das plantas aromáticas e medicinais autóctones do Geopark Naturtejo, um saber ancestral, transformando-as em óleos essenciais, que por sua vez se incorporam na cadeia de produção de uma gama de inovadores produtos de higiene e cosmética biológica, com várias certificações nesse âmbito, certificada como geoempresa. Os produtos são produzidos por processos integralmente manuais, de modo tradicional, aliando tradição e inovação. Os geoprodutos da Aroma do Valado levam a experiência aromática que o visitante tem no Geopark Naturtejo para qualquer parte do mundo, através de sinergias que remontam para as paisagens, recantos do território e geomonumentos, como o Canhão do Erges.

 
 

Casa dos Xarês

 

Couto dos Correias
6060-401 Rosmaninhal
casadosxares@gmail.com
+351 969 826 027
http://www.casadosxares.pt
https://www.facebook.com/casadosxares/

 

A Casa dos Xarês, unidade de Turismo Rural, apresenta geoprodutos intimamente relacionados com as paisagens do Tejo onde são produzidos e de onde provêm as suas matérias primas, ilustrando as histórias que contam. O molho picante Ardor do Xisto ou o azeite aromatizado Tagus Aurifer são exemplos duma produção familiar e exclusiva, no lugar único de Couto dos Correias, duplamente reconhecido pela UNESCO como Geoparque Mundial e Reserva da Biosfera.

 
 

Geocakes


Estrada N353, S/n,
Junto ao Chafariz, Senhora da Graça
6060-191 Idanha-a-Nova
geral@geocakes.com
+351 964 070 760
https://www.geocakes.com
https://www.facebook.com/Geocakes/

A Geocakes nasceu da paixão da Chefe de Pastelaria e Cake Designer Raquel Ramos, pela arte da pastelaria e pelo território do Geopark Naturtejo. Partindo dos saberes das gentes, dos receituários, da qualidade dos produtos locais e com fortes preocupações de sustentabilidade, a Geocakes aposta nos sabores autênticos, em produtos inovadores ou produtos tradicionais reinventados que integram os patrimónios da região. Da sua unidade de produção, nas imediações do geomonumento Escarpa de Falha do Ponsul, um enorme degrau tectónico na paisagem de Idanha-a-Nova, saem todos os dias geoprodutos como os biscoitos Trilobite, Daedalus, Rosas Albardeiras, entre tantos outros.

 

Herdade do Escrivão

Estrada Nacional 235, Km12
6060-263 - Ladoeiro
samescrivao@gmail.com
+351 967 046 818
www.herdadedoescrivao.com
https://www.facebook.com/Herdade-do-Escriv%C3%A3o-517397618442596/

A Herdade do Escrivão é uma marca pioneira de produtos biológicos, com uma experiência de mais de 20 anos, em que toda a produção assenta nos mais rigorosos princípios de sustentabilidade. O vinho “Herdade do Escrivão” é um dos primeiros com certificado de Vinho de Denominação de Origem controlada Biológico (DOC BIO da Beira Interior), produzido em Tinalhas, em solos de xisto.

 

Nature Fields

Z. Ind., Ed. Incubadora de Empresas
606-182 Idanha-a-Nova
info@naturefields.pt
+351 924 234 213
https://www.facebook.com/naturefields/

A Nature Fileds dedica-se à criação de gado em sistema extensivo, em prados do território do Geopark Naturtejo, em Idanha-a-Nova, mas também em Castelo Branco e Penamacor. A diversidade das pastagens desta região confere sabor e características únicas à carne, numa região com condições bastante favoráveis para a pecuária orgânica e sistemas de produção a que os animais estão bem adaptados e onde se privilegia o equilíbrio do meio ambiente. Com a marca Geo Do Prado, a Nature Fileds afirma-se nos segmentos da Carne Biológica e da Carne Maturada.

 

Mel Doce Paixão

R. Comendador Assis Roda 57
6150-441 Proença-a-Nova
geral@meldocepaixao.pt
+ 351 934 413 040
http://meldocepaixao.pt
https://www.facebook.com/MelDocePaixao/

Seguindo uma paixão de família do apicultor Luís Farinha, a Mel Doce Paixão produz mel em vários locais do concelho de Proença-a-Nova, a partir da flora característica de cada zona, como o rosmaninho ou a urze. Num ambiente montanhoso e plenamente natural, as abelhas colhem os mais variados néctares de excelência com que fabricam este mel delicioso. Aliando a dedicação do apicultor e o trabalho ainda muito artesanal, o resultado são produtos finais com uma extrema qualidade.

 

Padaria Gaspar & Fernandes

Rua de São Lourenço nº5
6060-321 Penha Garcia
geral@paodepenhagarcia.com
+ 351 277 366 108
https://www.paodepenhagarcia.com
https://www.facebook.com/paodepenhagarcia/

A Padaria Gaspar & Fernandes, Geopadaria, é uma herança familiar que une tradição e inovação, cruzando saberes antigos e a mais moderna tecnologia para produzir o Pão de Penha Garcia. O pão convencional e o pão biológico 100% nacional (feito sem fermento, com “massa velha) são produzidos com ingredientes de altíssima qualidade, cozidos em fornos a lenha, preservando as receitas tradicionais aliadas à mais avançada tecnologia de ponta. Localizada em Penha Garcia, num local reconhecido internacionalmente pela sua geodiversidade, a Geopadaria preserva a memória do Trigo, dos Moinhos de Rodízio, dos Moleiros e dos Fornos, nas margens do rio Ponsul.

 

Rodoliv

Zona Industrial, Lote N.º 2
6030-245 Vila Velha de Rodão
rodoliv@sapo.pt
+351 272 541 001
http://www.rodoliv.com/
https://www.facebook.com/rodoliv.azeites

A Rodoliv - Cooperativa de Azeite de Ródão produz o reconhecido Azeite do Ródão, proveniente de olivais tradicionais dos terraços xistentos do rio Tejo e rotulados com a garganta do Monumento Natural das Portas de Ródão. O Azeite Ródão resulta da história e da arte secular dos olivicultores, em que a RODOLIV alia a qualidade da matéria-prima a um lagar dotado da melhor tecnologia de ponta.

 

Vale de Aromas

Rua da Eira, n.30, Vale de Pousadas
6030-054 Perais
vilela.valter@gmail.com
+351 968 864 022
www.facebook.com/ValedeAromas/
https://www.facebook.com/ValedeAromas/

"Vale de Aromas" é uma marca fundada em 2016 de produtos derivados da azeitona (azeitona de conserva, pasta de azeitona, azeite aromatizado e azeite virgem extra), com produção sediada em Vale de Pousadas (Perais, Vila Velha de Ródão). Se em tempos remotos garimpeiros revolveram aquelas terras à procura de ouro, nos dias de hoje o ouro líquido do Tejo sai das mãos de mestres lagareiros. O Vale de Aromas produz também mel e pólen, extraídos da flora que pinta os campos do Geopark Naturtejo e plantas aromáticas em seco, com certificação biológica.

 

Viniregra

Estrada Nacional nº 233
6060-511 - São Miguel d´Acha
viniregra@gmail.com
+351 936 944 449
http://www.viniregra.com/
https://www.facebook.com/VINIREGRA/

O Geovinho Súbito é produzido em S. Miguel d’Acha (Idanha-a-Nova), pela Sociedade Agrícola Viniregra. É um Produto da Terra, cujas matérias-primas beneficiam das ímpares características orográficas, de temperatura e precipitação e dos solos solos graníticos/arenosos, resultantes da alteração de rochas graníticas com idades compreendidas entre os 315-310 milhões de anos. O Geovinho Súbito é um vinho com Denominação de Origem “Beira Interior”.

 

Estabelecimentos turísticos e Serviços de apoio à actividade turística e OUTROS

Monsanto GeoHotel Escola


Solar da Harmonia CCI 5601
6060-511 São Miguel D’Acha
achadocelicores@sapo.pt
+351 969 112 165
https://www.facebook.com/AchaDoceLicores/

Em pleno Geopark Naturtejo, o Monsanto GeoHotel Escola é um hotel contemporâneo, um espaço que privilegia a fruição da paisagem, aproveitando a riqueza natural e cultural de Monsanto. Aliando a formação académica à prática o Monsanto GeoHotel Escola revela um território excepcional, construído ao longo dos tempos nos barrocais.

 
 

GeoRestaurante Petiscos e Granitos


Rua da Pracinha, 16
6060 Monsanto
+351 277 314 029

Em Monsanto, a “aldeia mais portuguesa de Portugal”, rodeado por blocos de granito, está o GeoRestaurante “Petiscos e Granitos”, num edifício de construção tradicional, erguido no meio dos barrocais. Com um terraço para a vastidão da paisagem do Geopark Naturtejo e uma sala de refeição numa “gruta”, entre bolas de granito com milhares de toneladas como paredes e tecto, o GeoRestaurante apresenta um GeoMenu com sugestões dos mais autênticos sabores da região.

 
 

GeoRefúgio Casa do Forno


Rua de São João, 1
6060-501 Salvaterra Do Extremo
casadoforno@gmail.com
+351 277 455 021
http://www.casadoforno.com.pt
@Georefugio

O antigo forno comunitário de Salvaterra do Extremo, abandonado durante décadas, deu lugar ao GeoRefúgio “Casa do Forno”, um alojamento de Turismo Rural. Além de conforto e descanso o GeoRefugio oferece experiências geoturísticas no território e um GeoMenu que conjuga os sabores da região com abordagens inovadoras, num ambiente acolhedor totalmente dedicado às paisagens, Geodiversidade e memórias do Geopark Naturtejo, onde pode dormir no quarto “Minas” ou “Salto da Cabra”…

 
 

GeoCoudelaria


Lagar d`Água
6060-303 Penha Garcia
coudelariamanuelteixeira@gmail.com
+351 918 819 397
http://mtlusitanos.blogspot.com/
https://www.facebook.com/coudelariamanuel.teixeira

A Coudelaria Manuel Teixeira, Coudelaria GEO, cria Cavalos Puro Sangue Lusitano amplamente reconhecidos e premiados em todo o mundo, recorrendo a tecnologias de ponta, que privilegiam o bem-estar dos animais, seguindo apertadas normas de preservação da raça. A Coudelaria GEO promove a identidade local da região, no Geopark Naturtejo, onde os cavalos são criados em liberdade nos campos de Penha Garcia, sensibilizando para a importância da preservação do Cavalo Puro Sangue Lusitano, como testemunhos da evolução da família dos cavalos e cujo registo está preservado no registo geológico do Geopark Naturtejo.

 

 


« Voltar

Geopark Naturtejo

Geopark Naturtejo © 2018 Todos os direitos reservados


Créditos Fotográficos:
Pedro Martins
Banco de Imagens do Geopark Naturtejo

Desenvolvido por citricweb.pt


Política de privacidade e cookies