Geoparks
| Inscrição na Newsletter

Aceito subscrever a newsletter de acordo com a politica de privacidade da Naturtejo.

Saúde e Bem-Estar

Fuja da confusão da cidade, esqueça o stress do dia-a-dia e faça um retiro no Geopark Naturtejo. Deixe-se envolver pelo sossego e descubra o que a natureza pode fazer por si.

Por ser uma região serena por natureza, a Naturtejo torna-se o local ideal para quem privilegia a saúde e o bem-estar físico e mental. Ao chegar, vai sentir que o descanso absoluto parece ter sido inventado aqui, nesta região onde a água nos faz mergulhar num mar de tranquilidade e o ar nos faz respirar fundo de pura descontracção. 

 

 

 

 

 

Águas minerais naturais

A circulação de águas subterrâneas em formações sedimentares detríticas, xistentas, quartzíticas e graníticas, a sua associação com falhas profundas de actividade tectónica recente e o tempo de residência são responsáveis pela emergência de importantes mananciais no Geopark Naturtejo. 

 

 

 

 

Complexos Termais

No território Naturtejo existem quatro complexos termais, as Termas de Monfortinho (Idanha-a-Nova), as Termas da Fadagosa (Nisa), as Termas da Fonte Santa de Águas e as Termas de S. tiago (Penamacor) com uma oferta de variados tratamentos terapêuticos e bem-estar. As termas são um verdadeiro refúgio para quem procura o relaxamento do corpo e da mente, em locais privilegiados de ar puro e paisagens naturais.

 

 

Termas de Monfortinho

As águas de Monfortinho circulam pela serra de Penha Garcia e emergem próximo do rio Erges a uma temperatura de 30,5ºC. As suas propriedades, conhecidas já desde a época romana, devem-se à forte mineralização em sílica (53%), sendo indicadas para doenças cutâneas, biliares, intestinais, reumáticas e ginecológicas.

 

O balneário, considerado um dos melhores complexos termais da Europa, para além dos tratamentos medicinais, oferece também programas de relaxamento que incluem piscina termal, solário, ginásio, massagens com pedras e hidromassagem com cacau ou rosas da Bulgária. Quanto às técnicas terapêuticas e tratamentos destaca-se a ingestão de água, balneoterapia, pressoterapia, fisioterapia, electroterapia ou hidropressoterapia, duche escocês, vichy com massagem a 4 mãos, hidromassagem, massagem manual.

 

“Para poente de Salvaterra do Extremo há a Fonte Santa onde vão muitos doentes tomar caldas e saem delas com saúde “ (Costa, 1706)

 
 

Mais informações www.ohotelsandresorts.com/

Termas da Fadagosa

As águas da Fadagosa de Nisa, são águas minero-medicinais de natureza sulfurosa, com um aroma muito especial, que emergem a 19ºC e são indicadas para o tratamento de doenças reumáticas, respiratórias, metabólicas (alterações do colesterol, ácido úrico) e dermatológicas. Para além da saúde, aqui também se privilegia o bem-estar, recorrendo-se aos benefícios da balneoterapia com programas “anti-stress”, tonificante, revigorante, hidromassagem seca, entre outros.

 
 

Mais informações www.termasdenisa.pt

SPA’s

Para além dos complexos termais, no Geopark Naturtejo existem unidades hoteleiras que oferecem os melhores tratamentos de relaxamento e beleza. Excelentemente equipados, o Hotel Astória, nas Termas de Monfortinho, o Hotel Trip Colina do Castelo, em Castelo Branco e o Hotel Estrela de Idanha, em Idanha a Nova, possuem as mais modernas infra-estruturas de desporto e lazer e diversos tratamentos que relaxam o corpo e estimulam a mente.

 

Mais informações


Hotel Tryp Colina do Castelo: www.trypcolinacastelo.com

Hotel Estrela da Idanha: www.estreladaidanha.pt

Termas da Fonte Santa de Águas

O balneário encontra-se junto de um afloramento granítico onde se localizam as emergências de águas, captadas por furo. São reconhecidas as indicações terapêuticas da água mineral para doenças do aparelho respiratório e doenças reumáticas e musculosqueléticas. Trata-se de uma água mineral sulfúrea, com mineralização 325,2mg/l, com uma temperatura de emergência de 17ºC, constante ao longo do ano. O balneário é exemplar na sua simplicidade e higiene e tem o básico de pequenas termas: hidromassagem, vapores à coluna e duche de jacto, e ainda um pequeno gabinete de tratamentos. O balneário termal que está aberto ao público sazonalmente.

Ler +

Termas de S. Tiago

As águas das Termas de S. Tiago são indicadas para doenças respiratórias, reumáticas e músculo-esqueléticas. Localizam-se no Hotel Termas de S. Tiago, que dispõe de Spa Termal e Aqua Centre.

termasdesaotiago.com/

 

 

Águas com Interesse Patrimonial

No que respeita o Património Hidrogeológico do Geopark Naturtejo, além das águas utilizadas para balneoterapia, estão inventariados mais sete locais de interesse, devido à sua relevância científica e cultural.

 

 

 

 

 


Voltar

Geopark Naturtejo

Geopark Naturtejo © 2024 Todos os direitos reservados


Créditos Fotográficos:
Pedro Martins
Banco de Imagens do Geopark Naturtejo

Desenvolvido por citricweb.pt


Política de privacidade e cookies