Uma imensidão de tempo revelada no espaço…
600 milhões de anos preservados em rochas e paisagens que se estendem por cerca de 5000 km2…
Lugares fantásticos, onde a Natureza avassaladora é celebrada num encontro de culturas perpetuado por milhares de anos…
Uma região onde a Mãe Terra foi particularmente generosa.
O Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO é um território com um Património Geológico de excepção, com relevante valor científico, educativo e estético, conjugados com aspectos ecológicos e histórico-culturais de forma integrada numa estratégia de desenvolvimento local sustentável.
O Património Geológico é o conjunto de elementos geológicos de elevado valor científico, educativo e cultural, que permitem contar a História da Terra. No Geopark Naturtejo são inúmeras as ocorrências de Património Geológico que se distinguem em rochas, fósseis, paisagens, formas e minas.
O Geoturismo é uma forma de conhecer o Geopark Naturtejo e os seus valiosos patrimónios.
O Património Geológico é um bem da Humanidade para as gerações presentes e futuras. Há que preservá-lo das diversas ameaças a que está permanentemente sujeito. Devemos conhecer este património e conhecer o seu papel singular na História da Terra.
Museus e Centros Geoturísticos
Trata-se de um espaço dedicado ao Parque Natural do Tejo Internacional , uma região com reconhecida importância para a avifauna, onde as escarpas rochosos do vale do Tejo Internacional e seus afluentes desempenham um papel fundamental para a sua preservação. Esta é uma exposição interactiva que foca as diversas vertentes do património natural através de aplicações interactivas, onde são abordados os ecossistemas e habitats, a fauna, a flora, a geologia e os solos. É possível fazer um corte geológico virtual, a partir do Tejo e ao longo do rio Erges, explorando as principais unidades e estruturas geológicas.
Rua da Bela Vista - 6000-458 Castelo Branco
Telefone: +351 272 346 068
(Chamada para rede fixa nacional)
Fax: +351 272 348 143
(Chamada para rede fixa nacional)
Horário:
Dias úteis: 9h00 | 12h30 - 14h00 | 17h30
Fim-de-semana: encerrado
É, pois, uma história antiga, telúrica e consistente, que o CIART oferece: Uma história feita de Cruziana e troncos fósseis, bifaces e raspadores, machados polidos e vasos de cerâmica, gravuras rupestres e epígrafes, mós e telhas, balas de canhão e gravuras reminiscentes das Invasões Francesas…
A exposição está organizada cronologicamente começando com a secção da paisagem onde é feito o enquadramento geológico e geomorfológico, salientando-se os fósseis e as rochas características da região. Existe um modelo tridimensional do sinclinal do Ródão, uma das principais estruturas tectónicas do Geopark Naturtejo. Estão representados os sucessivos períodos da história da construção da paisagem e do espaço cultural do Ródão, com destaque para a Arte Rupestre do Vale do Tejo, de importante relevância no panorama nacional.
Contactos
Largo do Pelourinho - 6030-230 Vila Velha de Ródão
Telefone:
(Chamada para rede móvel nacional)
Website: http://tejo-rupestre.com
E-mail: geral@tejo-rupestre.com
Horário:
Terça a Sexta: 09h00 | 12h30 - 14h00 | 17h30
Sábados: 10h00 | 13h00 - 14h00 | 18h00
Domingo e Feriados: encerrado
O Museu do Canteiro apresenta uma exposição permanente entitulada “O Labor do Canteiro”, retratando a arte de trabalhar a pedra, nomeadamente o granito da região. Centra-se na pedra, nas práticas e nos instrumentos de cantaria contextualizados na história sócio-económica de Castelo Branco. São abordados aspectos relativos à estrutura e textura de algumas rochas, através de módulos sensoriais. A exposição documenta práticas e técnicas que conduzem à produção de formas ou à elaboração estética da pedra e dão conta dos traços fundamentais da evolução da actividade pétrea em Portugal. Das inovações mais significativas destacam-se aquelas que vieram a emblematizar a própria indústria pétrea até ali confinada ao uso da energia humana e animal. São ainda enunciadas questões que hoje se constituem como prementes nos modos de conceber o desenvolvimento dessa relação do homem com a pedra - questões que no presente colocam problemas quanto ao futuro. É possível ouvir o canteiros a entoar cânticos durante o seu trabalho.
Rua das Fontaínhas, 1. 6005-057 Alcains
Telefone: +351 272 900 220
(Chamada para rede fixa nacional)
Fax: +351 272 900 229
(Chamada para rede fixa nacional)
E-mail: museudocanteiro@sapo.pt
Site: http://museudocanteiro.blogspot.pt/
Horário:
Dias úteis: 09h30 | 12h30 - 14h00 | 17h30
Fim-de-semana: 14h30 | 18h30
Feriados: 09h30 | 17h30
Encerra: Segundas
O Núcleo do Paleozóico, futuro Museu do Paleozóico, situado em antigas casas de habitação tradicionais no centro da aldeia de Penha Garcia, exibe a exposição temporária “O Mundo das Trilobite de Sam Gon III”. Aqui é apresentado este grupo de artrópodes, que viveu no Paleozóico (entre 542 e 250 milhões de anos), a história geológica da região, a história do estudo dos fósseis de Penha Garcia e alguns exemplares de icnofósseis do Vale do Ponsul.
“O Mundo das Trilobite de Sam Gon III”
» O que são as trilobites
» Evolução
» Comportamento
» Alimentação
» Extinção
Outras informações: www.trilobites.info
Posto de Turismo de Penha Garcia
Rua do Espírito Santo - 6060 Penha Garcia
Telefone: +351 277 366 011 | +351 277 366 349
(Chamada para rede fixa nacional)
EarthCaches é um tipo de Geocache onde são usadas linhas de orientação adicionais relacionadas com as Geociências. É possível encontrar a lista e a localização destes locais em www.earthcache.org/.
No Geopark Naturtejo existem actualmente sete EarthCaches localizadas em geomonumentos e noutros geossítios de destacado interesse.
Geopark Naturtejo © 2024 Todos os direitos reservados
Créditos Fotográficos:
Pedro Martins
Banco de Imagens do Geopark Naturtejo
Desenvolvido por citricweb.pt