Geoparks
| Inscrição na Newsletter

Aceito subscrever a newsletter de acordo com a politica de privacidade da Naturtejo.

Música: SOCIEDADE FILARMÓNICA DE TINALHAS

Castelo Branco
Música: SOCIEDADE FILARMÓNICA DE TINALHAS
Local: Cine-Teatro Avenida
Data: 22 de Julho - 17h
A Banda Filarmónica de Tinalhas foi fundada em 1828 pelo primeiro Visconde de Tinalhas que foi o seu primeiro regente. Best Replica Watches
Os ensaios foram-se realizando em muitos locais. Os primeiros foram num quintal do Visconde e após a conclusão do solar do adro em 1839, passaram para o rés-do-chão do mesmo. Seguiram-se-lhe palheiros, lojas de várias residências e as águas furtadas da Sede da Junta de Freguesia. Foram tantos os locais que o Maestro José André Eusébio afirmava: Em quase todas as ruas de Tinalhas já houve uma casa de ensaios da Banda.
Nos anos vinte e trinta do século passado alcançou grande fama chegando inclusivamente a atuar Além-fronteiras (Espanha).
Em 1996, graças ao esforço e dedicação do atual Presidente da Direção, Mário António Esteves Apolinário, tornou-se realidade um sonho de quase dois séculos. Conseguiu-se finalmente oficializar a Banda Filarmónica de Tinalhas (publicação no Diário da Republica nº 300, II Suplemento, III Série, página 96 de 96/12/28) e a partir daqui passou a designar-se como SOCIEDADE FILARMÓNICA DE TINALHAS. Também em 1996 foi oficializada a escola de música a qual ainda hoje se mantém a TÍTULO GRATUITO.
É a Banda mais antiga da Beira Baixa e uma das mais antigas do País. Dos 38 executantes e 23 alunos, incluindo o regente, mais de 70% têm entre 11 e 35 anos, e os restantes 30%, dos 35 aos 55 anos.
Ao longo de quase dois séculos outros lhe sucederam, tais como, Albano Morgado, Cinfuentes (de origem espanhola), João Luís, Manuel Brás, Manuel Martinho, Joaquim Amoroso, sargento Filipe, José André Eusébio, António Apolinário Ramos, José Ramos Martinho, Jorge Correia, Nuno Silva, Pedro Ladeira, Gonçalo Pinto e atualmente: Pedro Ladeira. Entrada: Gratuita

 

 


« Voltar

Geopark Naturtejo

Geopark Naturtejo © 2024 Todos os direitos reservados


Créditos Fotográficos:
Pedro Martins
Banco de Imagens do Geopark Naturtejo

Desenvolvido por citricweb.pt


Política de privacidade e cookies