Geoparks
| Inscrição na Newsletter

Aceito subscrever a newsletter de acordo com a politica de privacidade da Naturtejo.

Geopark Digital


No Geopark Digital estão disponíveis algumas ferramentas de visita virtual ao Geopark Naturtejo, desenvolvidas em parceria com a Escola Superior de Tecnologia do IPCB.

- A Aplicação Multimédia Monforte da Beira na Idade do Ferro apresenta reconstituições 3D das várias fases da exploração mineira em cavidades subterrâneas. Este tipo de exploração ocorreu em minas proto-históricas como a Cova da Moura do Barbaído, Buraca da Faiopa, Buraca da Moura de Chão de Galego, Vieiros de Salvador ou Monforte da Beira, geossítios do Geopark Naturtejo (requer o Adobe Flash player instalado)

- Aplicação Multimédia E-Minas, dedicada às Minas de Segura, oferece ao utilizador uma experiência 3D que permite uma visita virtual a uma antiga mina onde se explorou volfrâmio, estanho, chumbo e bário. Através desta galeria mineira subterrânea, actualmente abandonada, entravam homens e máquinas e eram retirados os minérios e as rochas estéreis extraídas resultantes do aprofundamento das galerias, por meio de vagonetas (requer o Adobe Flash player instalado)

- A Aplicação para Android GeoTrailsNaturtejo é uma ferramenta de apoio à visita, mas que também permite explorar os principais pontos de interesse e as paragens dos percursos pedestres “Rota dos Fósseis” e “GeoRota do Orvalho” (para ser usado em sistema Android).

- O Museu Virtual dos Mini-Mundos pretende dar a conhecer os mais antigos habitantes do território do Geopark Naturtejo. A ferramenta inclui microfósseis de bactérias com mais de 542 milhões de anos modeladas de forma tridimensional e a contextualização paleobiológica, paleoambiental e paleogeográfica das espécies conhecidas.

- A Litoteca Virtual do Geopark Naturtejo é uma ferramenta digital que reúne 27 amostras de rochas, distribuídas pelos três grupos, sedimentares, ígneas e metamórficas, e que reflectem a Geodiversidade do território. A aplicação permite conhecer melhor as propriedades e o contexto de formação de cada rocha, assim como ter uma perspectiva 360º de cada amostra.

Geopark Naturtejo

Geopark Naturtejo © 2024 Todos os direitos reservados


Créditos Fotográficos:
Pedro Martins
Banco de Imagens do Geopark Naturtejo

Desenvolvido por citricweb.pt


Política de privacidade e cookies