Geoparks
| Inscrição na Newsletter

Aceito subscrever a newsletter de acordo com a politica de privacidade da Naturtejo.

Turismo de Portugal promove Prémio de Turismo

 

O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional foi um dos vencedores da 3ª edição do Prémio Turismo de Portugal – Valorizar o Espaço Público, conquistando uma Menção Honrosa na Categoria Natureza. Esta iniciativa é promovida pelo Turismo de Portugal, e os resultados foram divulgados em cerimónia, que decorreu no primeiro dia da feira Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), 16 de Janeiro, na presença do Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, e do Presidente da entidade promotora, Luís Patrão.

Para Armindo Jacinto, presidente da empresa intermunicipal Naturtejo, "a conquista deste galardão é um reconhecimento do trabalho realizado pelo Geopark Naturtejo, em prol da valorização do património geológico, da biodiversidade e histórico-natural, da sua preservação e divulgação, com acções de sensibilização junto da comunidade educativa, envolvendo as populações e agentes económicos no desenvolvimento sustentável do território, fazendo com que a economia com estas actividades, crie valor e emprego".O júri, composto pelo presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, pelo presidente da Confederação do Turismo Português, José Carlos Pinto Coelho, e presidido por André Jordan, conhecido empresário do sector, nomeou os vencedores do Prémio de Turismo e das Menções Honrosas de cada categoria: "Cidade", "Natureza", "Serviços" e "Animação".
Saliente-se que todos os projectos participantes foram exibidos durante a BTL, no Pavilhão 4.

O Prémio de Turismo pretende distinguir as melhores intervenções em espaço público, que contribuam para o reforço da sua atractividade turística e este ano reuniu um universo de 99 candidaturas, provenientes de investidores públicos e privados. Consideram-se "espaços públicos" todos aqueles que, localizados na envolvente de empreendimentos e recursos turísticos, possam ser usufruídos por todos: turistas, visitantes e residentes.

A Naturtejo, empresa de turismo com capitais maioritariamente públicos, entregou a sua candidatura no passado dia 15 de Outubro, sobre a temática do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, o primeiro e único geoparque português até esta data, incluído na Rede Europeia e Global da UNESCO e a sua contribuição para a qualificação da oferta turística dos seis municípios que abrange, nomeadamente Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, bem como para a promoção do turismo nacional pela inovação deste projecto no nosso país.
Armindo Jacinto explicou ainda que "durante a fase de análise das candidaturas, o Geopark Naturtejo recebeu a visita de duas técnicas que vieram ao território analisar a veracidade dos conteúdos da nossa candidatura".

Este Prémio estava aberto a todos os projectos que resultem num melhor usufruto público das envolventes de empreendimentos e recursos turísticos, como por exemplo, espaços de lazer, acessibilidades, infra-estruturas, segurança, requalificação urbana e paisagística, prestação de serviços (itinerários, eventos, facilities), entre outros, que tivessem sido concluídos e que já se encontram em funcionamento.

Richard Mille Replica


 

Os vencedores

 

 

Prémios Turismo de Portugal - Cidade
Projecto Reabilitação do Edifício do Mercado Municipal de Loulé e Zona Envolvente (Promotor: Mercado Municipal de Loulé, S.A. e Município de Loulé)

 


Prémios Turismo de Portugal - Cidade / Menções Honrosas
Projecto MACE - Museu de Arte Contemporânea de Elvas (Promotor: Município de Elvas)
Projecto A Moagem, Cidade do Engenho e das Artes (Promotor: FTM - Fundão Turismo, E.M)
Projecto Farol - Museu de Santa Marta (Promotor: Município de Cascais)


Prémios Turismo de Portugal - Natureza
Projecto Estação Biológica Internacional Douro/Duero (Promotor: Centro de Turismo Ambiental Luso-Espanhol, Lda, Miranda do Douro)

 


Prémios Turismo de Portugal - Natureza / Menções Honrosas
Projecto Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional (Promotor: Naturtejo – Empresa de Turismo, Castelo Branco)
Projecto Fluviário de Mora (Promotor: Fluviário de Mora - Empresa Municipal)


Prémios Turismo de Portugal - Animação
Projecto Festa da Flor 2007 do Funchal (Promotor: Secretaria Regional de Turismo e Transportes - Direcção Regional de Turismo da Madeira)


Prémios Turismo de Portugal - Animação / Menções Honrosas
Projecto Viagem Medieval em Santa Maria da Feira (Promotor: Município de Santa Maria da Feira)
Projecto Rede de Aldeias do Xisto (Promotor: ADXTUR - Agência de promoção turística das Aldeias do Xisto)


Prémios Turismo de Portugal - Serviços Projecto Leve o património no seu Bolso (Promotor: Zona de Turismo de Guimarães)


Prémios Turismo de Portugal - Serviços / Menções Honrosas
Projecto Canal de Televisão Corporativo - Rota da Luz TV (Promotor: Região de Turismo da Rota da Luz)
Projecto Centro de Informação e Divulgação Multimédia da Fundação de Serralves (Promotor: Fundação de Serralves)
Projecto Centro de Informação e Divulgação Multimédia da Fundação de Serralves (Promotor: Fundação de Serralves)

 

www.nullwatch.com


 

 


« Voltar

Geopark Naturtejo

Geopark Naturtejo © 2024 Todos os direitos reservados


Créditos Fotográficos:
Pedro Martins
Banco de Imagens do Geopark Naturtejo

Desenvolvido por citricweb.pt


Política de privacidade e cookies