Oficina Pedagógica da exposição "Quando a Gente andava ao Menério" – Idanha-a-Nova
(Clique na imagem para aumentar)
São numerosos os workshops dedicados às escolas do ensino pré-escolar, Básico e Secundário do concelho de Idanha-a-Nova. Com estes, pretende-se descobrir o mundo desconhecido das minas através da exposição "Quando a Gente andava ao Menério" que retrata um período importante da História Contemporânea de Idanha. Numerosos jogos educativos, uma escavação de minerais e a hora do conto "O Segredo do Arco-Íris" vão preencher, e de que maneira, a imaginação dos mais novos.
Organização: Centro Cultural Raiano, Serviço de Acção Educativa da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e Geopark Naturtejo
Contacto: 277 202 900, pergunta@geonaturescola.com
Festival da Cereja – Montes da Senhora (Proença-a-Nova)
(Clique na imagem para aumentar)
Feira de sabores e festa de sons, o Festival da Cereja promove um dos produtos reconhecidos da região com muita originalidade, ao qual se associa um encontro de folclore. Conferências e workshops na Fábrica de Doces e Compotas, além de uma visita aos cerejais e muita cereja boa, são ingredientes para um fim-de-semana a não perder.
Organização: Grupo de Danças e Cantares e Liga dos Amigos de Montes da Senhora
Contacto: 274 670 000, postodeturismo@cm-proencanova.pt
VII GeoRota do Orvalho – Orvalho (Oleiros)
(Clique na imagem para aumentar)
O festival do pedestrianismo mais popular do Geopark Naturtejo junta muita animação e vontade de caminhar por alguns dos espaços naturais raros da região. Da bonita aldeia do Orvalho, ao sombrio reliquial Vale das Fragosas e à Fraga da Água d'Alta, aos píncaros do Penedo das Sardas, num percurso raro que termina no mais belo miradouro, o Mosqueiro, para um grandioso pôr-do-sol. Momentos imperdíveis para quem se sente confortável com umas botas e gosta de descobrir tesouros que não estão ao alcance de todos…
Organização: Junta de Freguesia do Orvalho
Contacto: 272 476 399, freguesiaorvalho@gmail.com
III Festival das Flores – Aldeia de Santa Margarida (Idanha-a-Nova)
(Clique na imagem para aumentar)
Sem dúvida, esta é uma das festas mais coloridas de toda a região! Ao longo do ano, as pessoas juntam-se para fazer as flores de papel com que irão decorar a sua rua. À floração primaveril junta-se a obra humana e muita diversão pelas ruas da Aldeia de Santa Margarida. Ou não tivesse esta aldeia nome de flor…
Organização: Junta de Freguesia de Aldeia de Santa Margarida e Câmara Municipal de Idanha-a-Nova
Contacto: 277 202 900, ccr@cm-idanhanova.pt
II Percurso Pedestre "A Flor do Mês de Maio" – Aldeia de Santa Margarida (Idanha-a-Nova)
(Clique na imagem para aumentar)
Com a chegada efectiva da primavera, os campos que envolvem a graciosa Aldeia de Santa Margarida enchem-se de cor para revelar uma biodiversidade impressionante. Que animais e plantas se escondem na floresta e nos prados, nas rochas graníticas dos montes e nos ribeiros, e quais destas plantas podem ser utilizadas para tisanas e mezinhas?...
Organização: Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e Junta de Freguesia de Aldeia de Santa Margarida
Contacto: 277 202 900, info@turismodenatureza.com
A Rota da Biodiversidade em BTT – Moitas (Proença-a-Nova)
(Clique na imagem para aumentar)
Para comemorar o Dia Mundial da Biodiversidade, o Centro de Ciência Viva da Floresta alia-se ao Clube Os Pênêvês e pedalando entre montes e vales, de binóculos ao peito, vamos descobrindo a fauna e a flora da floresta local.
Organização: Centro Ciência Viva da Floresta
Contacto: 274 670 220, info@floresta.cienciaviva.pt
Exposição "Património Geomineiro de Oleiros" – Posto de Turismo de Oleiros
(Clique na imagem para aumentar)
Uma exposição original para o Geopark Naturtejo, onde se resumem mais de 2000 anos de histórias da exploração dos recursos geológicos em Oleiros. Das minas romanas ao estanho de Álvaro, ouro e pirites do Borralhal e os imponentes desmontes para o "minério de guerra", esse volfrâmio das Fragas do Cavalo. Com a exposição será lançado o catálogo "Tempos do minério em Oleiros" onde parte da investigação em curso estará ao alcance de todos, um contributo para a história contemporânea do concelho de Oleiros.
Organização: Câmara Municipal de Oleiros e Geopark Naturtejo
Contacto: 272 681 008, geral@cm-oleiros.pt
Apresentação do Documentário "Ouro Negro: a outra face" – Casa da Cultura de Oleiros
(Clique na imagem para aumentar)
Este documentário original, que retrata um capítulo menos conhecido da história da região, resulta de um trabalho de investigação que está a ser realizado para a valorização do património mineiro e dos recursos geológicos do concelho de Oleiros, no contexto do Geopark Naturtejo sob os auspícios da UNESCO. De um período sombrio e decisivo da nossa história são contadas as histórias por quem as viveu na pele. Mais de 2000 anos de encontro com as paisagens no derradeiro momento em que a ruralidade encontra a industrialização.
Organização: Câmara Municipal de Oleiros e Geopark Naturtejo
Contacto: 272 681 008, geral@cm-oleiros.pt
VI Percurso Pedestre "Trilhos do Estreito" – Estreito (Oleiros)
(Clique na imagem para aumentar)
Pelo planalto do Estreito não há nada como caminhar no choupal das margens da ribeira, atravessar pequenos carvalhais ou observar os centenários e imponentes castanheiros. Descobre-se a flora local, os campos e as culturas agrícolas, e percorrem-se pequenos lugares serenos à mudança dos tempos. Que mais poderá encontrar no Estreito?...
Organização: Associação Trilhos do Estreito
Contacto: 968 514 686, geral@trilhosdoestreito.pt
Oficina Pedagógica "Os mais novos voltam aos tempos do Volfrâmio" – Posto de Turismo de Oleiros
(Clique na imagem para aumentar)
Workshop dedicado aos alunos do primeiro ciclo do concelho de Oleiros, que interage com a exposição "Património Geomineiro de Oleiros". Peguem nos capacetes e à boca da mina iremos descobrir o que os nossos avós andaram à procura no interior da Terra. São jogos educativos e minerais verdadeiros para aprender a identificar, assim como as suas aplicações no nosso dia-a-dia.
Organização: Câmara Municipal de Oleiros e Geopark Naturtejo
Os segredos escondidos no Vale Mourão e a Floresta no Centro de Ciência Viva de Proença-a-Nova
(Clique na imagem para aumentar)
Este é um programa educativo para a Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento de Santo Tirso. Alunos e professores vão construir a história geológica de um dos mais belos geomonumentos do Geopark Naturtejo. Nas Portas de Almourão poderão ainda entender o impacte humano no coberto vegetal, aplicando os conhecimentos adquiridos no Centro de Ciência dedicado a algumas das questões fundamentais do uso e valorização da floresta.
Organização: Centro de Ciência Viva da Floresta e Geopark Naturtejo
(Clique na imagem para aumentar)
Este é um programa educativo especialmente preparado para alunos e professores da Escola Secundária de Vila das Aves. Todos os dias acontecem saídas de campo, desportos de aventura, visita pedagógica à exposição "Quando a gente andava ao Menério" e o workshop "Do Ouro ao Ourives", com o artesão Paulo Dias.
Organização: Serviço de Acção Educativa da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e Geopark Naturtejo
Festa do Município – Proença-a-Nova
(Clique na imagem para aumentar)
O Município de Proença-a-Nova traz a floresta à vila, enchendo-a de sabor a mel! A Bee Parade abre a Festa anual do Município, que este ano traz muita música e cozinha ao vivo, concurso de méis, colóquios para quem quer saber mais sobre a cultura do mel, oficinas gastronómicas e artesanais, além do espaço infanto-juvenil com o Apiário. Bombons de alegria que prometem atrair milhares…
Não há festa doce como esta!
Organização: Câmara Municipal de Proença-a-Nova
Contacto: 274 670 000, postodeturismo@cm-proencanova.pt
Música "Adufando – Sinais da Beira Baixa" – Centro Cultural Raiano em Idanha-a-Nova
(Clique na imagem para aumentar)
O toque do Adufe, é sem dúvida um dos mais determinantes "sinais" da música tradicional da Beira Baixa introduzido na nossa região pelo povo árabe há mais de um milénio, fazendo deste instrumento, o mais representativo e importante. Assim, não é de estranhar que o pulsar do seu ritmo marque presença neste novo álbum dos MUSICALBI, composto por 12 temas exclusivos da Beira Baixa, que representam as vivências, as tradições, os costumes, o amor, a crença, a religião, entre outros do nosso povo.
Organização: Centro Cultural Raiano e Câmara Municipal de Idanha-a-Nova
Contacto: 277 202 900, ccr@cm-idanhanova.pt
Visita Temática "Minas das Fragas do Cavalo" – Oleiros
(Clique na imagem para aumentar)
Com uma história feita de camponeses-operários e de interesses das grandes potências mundiais, as Minas das Fragas do Cavalo são o melhor exemplo no Geopark Naturtejo da "febre do ouro negro" que se alastrou pelo interior do país, na Primeira Guerra Mundial, Segunda Grande Guerra e Inícios da Guerra Fria. Com a ajuda dos seus protagonistas iremos pela primeira vez percorrer algumas das histórias que fizeram a História Contemporânea de Portugal.
Organização: Câmara Municipal de Oleiros e Geopark Naturtejo
Contacto: 272 681 008, geral@cm-oleiros.pt
Feira Medieval "Pelos Trilhos da História – Amieira Medieval" – Amieira do Tejo (Nisa)
(Clique na imagem para aumentar)
Nesta belíssima aldeia alentejana, uma verdadeira surpresa para quem a desconhece, ergue-se um dos mais belos e conservados castelos de Portugal. Fundado no séc. XIV, o Castelo da Amieira, da Ordem de S. João do Hospital de Jerusalém e Monumento Nacional, é palco pela primeira vez de uma Feira Medieval que testemunha a sua longa história. Esperam-se danças e torneios, recriação dos ofícios no terreiro e exposições de armas e de equipamentos militares na Torre de S. João.
Organização: Grupo Desportivo e Cultural de Amieira do Tejo, Junta de Freguesia de Amieira do Tejo e Câmara Municipal de Nisa
Contacto: 966 433 980, amieiradotejomedieval@gmail.com
Percurso Pedestre "O Rosmaninho de S. João" – Toulões - Salvaterra do Extremo (Idanha-a-Nova)
(Clique na imagem para aumentar)
No largo plano do Tejo Internacional crescem vastos montados onde se escondem os arraiais, propriedades agrícolas que se fecham entre altos muros. Este percurso decorre entre as aldeias de Toulões e Salvaterra do Extremo, onde se estendem prados que enchem de tons quentes os campos que avizinham mais um tórrido verão.
Organização: Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova
Contacto: 277 202 900, info@turismodenatureza.com
Geopark Naturtejo © 2025 Todos os direitos reservados
Créditos Fotográficos:
Pedro Martins
Banco de Imagens do Geopark Naturtejo
Desenvolvido por citricweb.pt