Geoparks
| Inscrição na Newsletter

Inature

 Os Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE), inseridos nas Estratégias de Valorização Económica de Base Territorial, são um dos quatro tipos de estratégia de eficiência colectiva previstos.

São um instrumento especificamente destinado aos territórios com menores oportunidades de desenvolvimento por causa de uma baixa densidade – populacional, institucional, de actividade económica, etc. – pretendendo estimular iniciativas dos agentes económicos orientadas para a melhoria da competitividade territorial de áreas de baixa densidade que visem dar valor económico a recursos endógenos e tendencialmente inimitáveis do território: recursos naturais, património histórico, saberes tradicionais, etc.

Com este instrumento, pretende-se concretizar programas de acção, construídos em parceria e enquadrados em estratégias de desenvolvimento de médio e longo prazo, que contribuam de forma decisiva para o reforço da base económica e para o aumento da atractividade dos territórios-alvo.

Serão considerados como PROVERE os programas de acção cujos projectos-âncora e impactes mais relevantes, em termos de uso do território, de emprego e de rendimento gerado, se localizem em territórios exteriores às Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto e fora dos centros urbanos de nível regional ou superior definidos nos Planos Regionais de Ordenamento do Território (PROT) e de centros urbanos de níveis inferiores com 20 mil ou mais habitantes.

Com os PROVERE pretende-se estimular iniciativas dos agentes económicos orientadas para a melhoria da competitividade territorial de áreas de baixa densidade que visem dar valor económico a recursos endógenos e tendencialmente inimitáveis do território: recursos naturais, património histórico, saberes tradicionais, etc.

PROVERE BUY NATURE - Turismo Sustentável em Áreas Classificadas

A Estratégia de Eficieência colectiva apoia-se no planeamento e gestão de um destino turistico, centrado na temática do tursimo de natureza, partindo de uma abordagem sustentável ao uso dos recursos endógenos e assente num trabalho de envolvimento dos agentes locais. Consulte o Documento da EEC do Provere Buy Nature

Projectos privados aprovados no âmbito do aviso 15/SI/2011 integrandos no Programa de Acção da EEC Buy Nature, conforme disponível mediante consulta no site do QREN . Consulte a Listagem:
ficheiros/conteudos/files/projectos BN Compete(1).pdf
ficheiros/conteudos/files/projectos qren.pdf

CONTACTOS DA ESTRUTURA DE COORDENAÇÃO E GESTÃO DO PROVERE BUY NATURE:
iNature
Estrutura de Coordenação e Gestão

GARDUNHA 21 - Agência de Desenvolvimento

Agência de Desenvolvimento Gardunha 21
Rua João Franco, nº 20, 1º andar
6320 - 363 Fundão
tel. 275 779 060275 779 060
 
fax. 275 772 085
e-mail. gardunha21@gmail.com
 







 


« Voltar

Geopark Naturtejo

Geopark Naturtejo © 2017 Todos os direitos reservados


Créditos Fotográficos:
Pedro Martins
Banco de Imagens do Geopark Naturtejo

Desenvolvido por citricweb.pt