Geoparks
| Inscrição na Newsletter

Aceito subscrever a newsletter de acordo com a politica de privacidade da Naturtejo.

2.º Encontro de Cantares ao Menino

Penamacor

2.º Encontro de Cantares ao Menino

Data: 15 de Dezembro

Local: Penamacor

 

Encontro de Cantares ao Menino a 15 de dezembro em Penamacor

A segunda edição do Encontro de Cantares ao Menino acontece, a 15 de Dezembro, no Convento de Santo António, em Penamacor. São quatro os grupos participantes

O Convento de Santo António, em Penamacor, recebe, no dia 15 de Dezembro, o 2º Encontro de Cantares ao Menino. Esta iniciativa, inserida no Penamacor Vila Madeiro, conta com a atuação de grupos vindos de diversas regiões do país como o Rancho Folclórico "As Mondadeiras de Casa Branca" de Sousel, em representação do Alto Alentejo, os Cavaquinhos da Rebordosa, da Beira Litoral Serrana, o Rancho Típico de Vila Nova, também da Beira Litoral, e o anfitrião Grupo Modas Antigas, em representação de Penamacor e de toda a Beira-Baixa.

Os Cantares ao Menino ou também designados de Cantares do Ciclo Natalício são quadros do ponto de vista etnomusicológico pouco estudados. No entanto, sabe-se que para as comunidades do século XX eram importantes, pois era através dos cânticos que se expressavam a sua devoção à religião cristã. Este ciclo inicia-se com a recolha do Madeiro e termina em janeiro. São cânticos que estão associados a quatro momentos diferentes: a recolha do Madeiro; o acender do mesmo e a Missa do Galo, com os cânticos ao Menino Jesus; o Dia de Reis, com os Cantares dos Reis; e o Cântico das Janeiras, durante todo o mês de janeiro, onde os grupos de pessoas pediam aquilo que as famílias podiam dar.

É aos ranchos folclóricos que cabe a recolha e preservação dos cânticos deste quadro e a sua divulgação, para que não se esqueça ou se perca a memória de um povo.

Esta iniciativa, organizada pela Associação Cultural Resumo Fonético, que tem no seu seio o Grupo de Recolhas Tradicionais Modas Antigas, em colaboração com a Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia locais, pretende, assim, ser uma representação digna de Cantares ao Menino.

 


« Voltar

Geopark Naturtejo

Geopark Naturtejo © 2024 Todos os direitos reservados


Créditos Fotográficos:
Pedro Martins
Banco de Imagens do Geopark Naturtejo

Desenvolvido por citricweb.pt


Política de privacidade e cookies