Geoparks
| Inscrição na Newsletter

Aceito subscrever a newsletter de acordo com a politica de privacidade da Naturtejo.

Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão

Idanha-a-Nova

Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão

Data: 23 a 29 de Junho

Local: Monsanto

 

Idanha-a-Nova recebe de 23 a 29 de Junho o Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão (WTOC'19), uma grande bandeira do desporto inclusivo, com a participação de atletas de 25 países em provas que colocam em plano de igualdade pessoas com mobilidade normal e com mobilidade reduzida.

A organização está a cargo da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e da Federação Portuguesa de Orientação, numa expressão de confiança por parte da Federação Internacional de Orientação que mais uma vez atribuiu um evento de topo a Portugal e a Idanha-a-Nova, um dos principais palcos da modalidade.

No conjunto dos 25 países presentes no Mundial, participam 138 atletas (92 em Classe Aberta e 46 na Classe Para), que não só vão disputar provas específicas para a sua classe, mas também se vão defrontar noutras desenhadas para todos os atletas, nas quais o foco é colocado na destreza cognitiva do atleta e não na sua capacidade de locomoção.

Portugal, Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Alemanha, Japão, Espanha, Brasil, Dinamarca, Hong Kong, Itália, Suécia ou Croácia são alguns dos países que trazem até Idanha-a-Nova as suas principais figuras.

As provas decorrem durante uma semana na zona de Monsanto, por terrenos que em 2013 valeram a esta aldeia histórica o prémio de Melhor Percurso Mundial de Orientação, devido à sua qualidade técnica e beleza paisagística.

A organização de um Mundial deste nível de importância e exigência foi, desde a sua atribuição, um desafio assumido com grande honra e responsabilidade. Em parceria com a Câmara de Idanha-a-Nova, a Federação Portuguesa de Orientação trabalhou nos últimos dois anos na elaboração dos melhores mapas e percursos.

O Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão (WTOC'19) é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020. As opiniões são da exclusiva responsabilidade dos respetivos autores.

 


« Voltar

Geopark Naturtejo

Geopark Naturtejo © 2024 Todos os direitos reservados


Créditos Fotográficos:
Pedro Martins
Banco de Imagens do Geopark Naturtejo

Desenvolvido por citricweb.pt


Política de privacidade e cookies