Geoparks
| Inscrição na Newsletter

Aceito subscrever a newsletter de acordo com a politica de privacidade da Naturtejo.

Curso Livre sobre Religiosidade Popular

Idanha-a-Nova

Curso Livre sobre Religiosidade Popular

Data: 7 e 8 de Abril

Local: Forum Cultural

 

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova promove, nos dias 7 e 8 de Abril, o X Encontro de Cantares Quaresmais e o IV Curso Livre sobre Religiosidade Popular, respetivamente.

As iniciativas têm lugar no Forum Cultural, com entrada gratuita.

O Curso Livre sobre Religiosidade Popular, sujeito a inscrição, apresenta um conjunto de palestras com vários especialistas, que tentarão responder à pergunta: “Será a Fé um bem patrimonializável e turistificável?”.

A iniciativa decorre das 10 às 18 horas. De manhã, as intervenções estarão a cargo de António Silveira Catana (investigador idanhense), Sónia Martins (Câmara de Proença-a-Nova) e Donizete Rodrigues (UBI).

Na parte da tarde, as atenções recaem sobre o projeto de salvaguarda e promoção do Ciclo da Páscoa em Idanha, a candidatar à UNESCO. Numa mesa redonda vão estar Paulo Lima (antropólogo), Rui Vieira Nery (musicólogo), Armindo Jacinto (presidente da Câmara de Idanha-a-Nova) e o fadista Carlos do Carmo, embaixador do Fado na candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

O Curso Livre encerra, pelas 18 horas, com o Concerto da Páscoa, antecedido por Encomendações das Almas de Fernando Lopes Graça, pelo Coro de Câmara Lisboa Cantat.

Limitadas a 20 participantes, as inscrições estão abertas até ao dia 4 de abril, junto do Forum Cultural de Idanha-a-Nova: Tel./Fax: 277 208 029 ou Email: forumculturalidn@gmail.com.

Na noite anterior, sexta-feira, não pode perder o X Encontro de Cantares Quaresmais. A partir das 21h00, participam o Grupo de Cantares de Ínsua (Penalva do Castelo – Beira Alta); Grupo de Encomendação das Almas de Corgas (Proença-a-Nova – Beira Baixa); Grupo da Amentação das Almas de Paranhos da Beira (Seia – Beira Alta); e o Grupo das Adufeiras de Monsanto (Idanha-a-Nova – Beira Baixa).

Terá ainda a oportunidade de assistir à recriação da Sarração da Velha, tradição ímpar de Idanha-a-Velha e, nas ruínas do Castelo de Idanha-a-Nova, em pleno território dos rituais, acompanhar o Grupo de Encomendação das Almas de Idanha-a-Nova.

 


« Voltar

Geopark Naturtejo

Geopark Naturtejo © 2024 Todos os direitos reservados


Créditos Fotográficos:
Pedro Martins
Banco de Imagens do Geopark Naturtejo

Desenvolvido por citricweb.pt


Política de privacidade e cookies