Geoparks
| Inscrição na Newsletter

Aceito subscrever a newsletter de acordo com a politica de privacidade da Naturtejo.

Exposição de David Almeida, A ética da mão - Gravura em retrospetiva

Vila Velha de Ródão
Exposição de David Almeida, A ética da mão - Gravura em retrospetiva
Data: De 14 de fevereiro a 31 de maio
Local: Casa de Artes e Cultura do Tejo


CASA DE ARTES E CULTURA DO TEJO
De 16 de fevereiro a 31 de maio| Exposição de David Almeida, A ética da mão - Gravura em retrospetiva
Inauguração com momento musical |14 de fevereiro|16h00
Sinopse: Designada por Ética da Mão, a exposição, que esteve patente, até dezembro 2014, na Biblioteca Nacional, constitui uma retrospetiva do trabalho de gravura de David de Almeida.
São apresentadas as obras que foram Prémio Nacional de Gravura da Fundação Gulbenkian em 1980 e várias gravuras premiadas desde então, muitas delas nunca antes expostas em Portugal. A mostra pretende ainda enaltecer o valor criativo desta técnica de que o artista é um dos expoentes.

As obras selecionadas distribuem-se por dois núcleos distintos: um intitulado Tempos, reúne obras do final dos anos 70 até à década de 90, em que o artista evoca o passado para o materializar e lhe restituir atualidade. O outro, Essência, permite a reflexão sobre a arte moderna, numa abordagem aparentemente minimalista, mas onde não deixam de estar presentes a marca humana e um certo olhar arqueológico.
Com a série Exercícios Líticos, do início dos anos 80, David de Almeida introduz uma nova linguagem, resultante do apuro experimental da opção de ser artista-gravador. Nesta série torna matriz conhecidas gravuras rupestres com milhares de anos, devolvendo à posteridade o seu resultado impresso. Nos anos 90, David de Almeida explora este encontro com o homem pré-histórico noutras séries de maior cromatismo e desenvolve uma outra série, A Gravura Antes da Gravura, relativa aos diversos períodos de formação da Terra.
Usando a forma de gravar por si criada, a partir do final dos anos 90, reduz ao essencial, num minimalismo ilusório, os elementos que elege como temas. Nesta época, inicia também um diálogo com a história de arte moderna e contemporânea, homenageando artistas que contribuíram para a sua formação estética. A obra, pautada pelo rigor mas humanizada, assenta numa geometria, interna e invisível, que a suporta.

A mostra complementa-se com um conjunto de Livros de Artista, realizados pelo autor em cumplicidade com a palavra, incluindo colaborações com Manuel Alegre, Sofia de Mello Breyner, João de Melo, José Saramago e o espanhol Tomás Paredes. Tomando o papel como suporte, o artista eleva esse material a uma categoria superlativa. Longe da voracidade do livro digital, estes Livros de Artista, tal como as suas gravuras, foram feitos para serem tocados e folheados por mão humana. E com um sentido ético contemporâneo que respeita o valor da ancestralidade.
A exposição, acompanhada de um catálogo com a reprodução das obras, é comissariada por João Prates, diretor do Centro Português de Serigrafia, sendo efetuada em parceria com a Câmara Municipal de Vila Velha de Rodão, onde também será mostrada, e com a Biblioteca Nacional de Portugal.


David de Almeida
Nascido em 1945, em São Pedro do Sul, David de Almeida frequentou a Escola António Arroio, onde fez o Curso de Gravador Litógrafo e a Gravura - Cooperativa de Gravadores Portugueses, onde estudou sob a orientação de Maria Gabriel.
Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian estagiou nos Moinhos do Vale de Lagat, em França, e também com Stanley Hayter no Atelier 17, em Paris, começando a expor individualmente em 1976.
Está representado em coleções nacionais (Biblioteca Nacional e Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian) e internacionais: na Bélgica (Museu do Pequeno Formato de Couvin), Brasil (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro), Espanha (Calcografia Nacional de Madrid), Estados Unidos, Macedónia, Marrocos, Iraque e Suécia.
Além do prémio conquistado em 2008 em Espanha, recebeu o Prémio Nacional de Gravura (1980), Prémio de Pintura na Bienal Internacional de Bagdad (1987), Prémio de Gravura na Bienal da Amadora (1992), entre outros.
Faleceu a 16 de outubro de 2014, vítima de doença prolongada.

 


« Voltar

Geopark Naturtejo

Geopark Naturtejo © 2024 Todos os direitos reservados


Créditos Fotográficos:
Pedro Martins
Banco de Imagens do Geopark Naturtejo

Desenvolvido por citricweb.pt


Política de privacidade e cookies